Gilbert Lewis - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Gilbert Lewis


  Biografias

Em 1916 o químico americano Gilbert Lewis apresentou a hipótese de que a união entre dois elementos podia realizar-se não só mediante transferência eletrônica como também pelo compartilhamento das cargas negativas. A noção de par eletrônico representou um avanço decisivo no conhecimento da estrutura atômica.

Gilbert Newton Lewis nasceu em Waymouth, Massachusetts, em 23 de outubro de 1875. Doutorado em física pela Universidade de Harvard em 1899, mudou-se para a Alemanha, onde desenvolveu estudos em Leipzig e Göttingen. Posteriormente, realizou trabalhos sobre termodinâmica no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e tornou-se professor de físico-química na Universidade da Califórnia em Berkeley.

Em 1916 começou a desenvolver a ideia de que as ligações químicas se baseiam no compartilhamento de elétrons e na transferência dessas cargas elétricas elementares de um átomo para outro. Aperfeiçoada por outros autores, a hipótese representou um ponto de partida na explicação das reações químicas.

Lewis publicou suas ideias na obra Valence and the Structure of Atoms and Molecules (1923; Valência e estrutura de átomos e moléculas). Em 1933, isolou o deutério, isótopo do hidrogênio com o qual se prepara a água pesada. Suas pesquisas posteriores ajudaram a explicar a natureza da fosforescência, da fluorescência e da cor nas substâncias orgânicas. Gilbert Lewis morreu em Berkeley, Califórnia, em 23 de março de 1946.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados