Gian Domenico Cassini - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Gian Domenico Cassini


  Biografias
Primeiro astrônomo a conseguir calcular com certa aproximação a distância que separa a Terra do Sol, Cassini fez importantes descobertas astronômicas.
Gian Domenico Cassini nasceu na localidade italiana de Perinaldo, perto de Gênova, em 8 de junho de 1625. O marquês Cornelio Malvasia, que possuía um observatório astronômico em Bolonha e se dedicava às previsões astrológicas, o convidou para trabalhar ali. Mais tarde Cassini foi professor de astronomia na universidade local. Seus primeiros trabalhos importantes foram a medição dos períodos de rotação de Júpiter e Marte e o estudo da luz zodiacal, débil fonte que ilumina o céu noturno devido à reflexão nas partículas de poeira do espaço interplanetário.
Luís XIV o convidou em 1669 para fixar-se em Paris, onde Cassini permaneceria pelo resto da vida. Ali realizou pesquisas que lhe permitiram descobrir quatro satélites de Saturno (Japet, Réia, Dionéia e Tétis) e estabelecer o tempo de rotação de Júpiter. Determinou a paralaxe de Marte, isto é, o ângulo formado pela órbita terrestre e a linha visual que une esse planeta com a Terra. Isto permitiu estabelecer as distâncias da Terra a Marte e ao Sol, uma vez que as separações relativas entre os planetas já eram conhecidas antes.
Cidadão francês desde 1673, nos últimos anos de vida Cassini foi substituído pelo filho Jacques no cargo de astrônomo da corte. Depois de perder a visão, morreu em Paris em 14 de setembro de 1712.

Veja também: