Giacomo da Vignola - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Giacomo da Vignola


  Biografias
Precursor das concepções barrocas, Giacomo da Vignola destacou-se na arquitetura italiana pelo equilíbrio entre o classicismo e a liberdade de composição.
Giacomo Barozzi, conhecido como Giacomo da Vignola, nasceu em Vignola, em 1 de outubro de 1507 e estudou em Bolonha. Entre 1541 e 1543 residiu em Fontainebleau, na corte de Francisco I da França. De volta à Itália construiu o palácio Bocchi de Bolonha e, em Roma, desenhou com Giorgio Vasari e Bartolommeo Ammannati a casa de verão do papa Júlio III.
A construção da igreja de Sant"Andrea em 1554 marcou o início da maturidade criativa de Vignola, que culminou na matriz da Companhia de Jesus, a igreja romana de Gesù. Iniciada em 1568, foi completada após a morte do arquiteto por Giacomo della Porta. O projeto inovou pela combinação do clássico edifício central renascentista com uma única nave longitudinal ladeada de capelas, distribuição que cria a impressão de vasto espaço interior. Vignola escreveu Regola delli cinque ordini d"architettura (1562; Regra das cinco ordens arquitetônicas), verdadeira bíblia da arquitetura por três séculos. Giacomo da Vignola morreu em Roma em 7 de julho de 1573.

Veja também: