Germain Henri Hess - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Germain Henri Hess


  Biografias

Cientista russo de origem suíça, Germain Henri Hess foi autor de uma lei que permitiu determinar as trocas de energia entre os diferentes componentes de uma reação química.

Germain Henri Ivanovitch Hess nasceu em Genebra, Suíça, em 7 de agosto de 1802. Exerceu a medicina até 1830, quando tornou-se professor de química da Universidade de São Petersburgo. Realizou suas principais pesquisas nas jazidas de minerais e gás natural da região de Baku, às margens do mar Cáspio. Descobriu que a oxidação dos açúcares produzia ácido sacárico. Em 1834 publicou um compêndio de química adotado durante muitos anos nas escolas e universidades russas.

Em 1840 Hess enunciou o princípio químico que leva seu nome, também conhecido como princípio dos estados inicial e final. Segundo ele, não existe nenhum tipo de perda de energia no transcurso de uma relação de intercâmbio químico entre diferentes compostos. O calor perdido por um dos componentes será absorvido pelos restantes. É o princípio mais importante da termoquímica, pois permite calcular os calores de formação de substâncias que não podem ser obtidas, experimentalmente, por síntese direta. Hess morreu em São Petersburgo, em 30 de novembro de 1850.


Veja também: