Georgius Agricola - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Georgius Agricola


  Biografias
A obra de Georgius Agricola, na qual foram expostos  os princípios científicos da metalurgia e da mineralogia, representou uma revolução no quadro do Renascimento alemão e lançou as bases da moderna geologia.
Georg Bauer nasceu em 24 de março de 1494 na localidade de Clauchau, Alemanha. Segundo o costume da época, latinizou o nome. Estudou filologia em Leipzig, Bolonha e Pádua e, mais tarde, medicina em Ferrara. Foi médico em Joachimsthal, Chemnitz e outros centros mineiros do império alemão, onde elaborou teorias sobre mineralogia e metalurgia.
Os textos de Georgius Agricola versam sobre medicina, química, matemática e história, porém os mais conhecidos são os que têm por objeto a análise da composição dos minerais e questões de mineralogia e metalurgia. Cabe destacar no conjunto de sua obra os seis livros intitulados De re metallica (Sobre os metais), publicados postumamente em 1556, que constituem o primeiro manual conhecido de tecnologia dos minerais. Outro de seus textos fundamentais foi De natura fossilium (Sobre a natureza dos fósseis), que classifica os minerais quanto a suas propriedades e relaciona os diferentes tipos de rochas.
A principal contribuição para a geologia dada por Agricola foi a rigorosa interpretação científica dos dados por ele compilados, procedimento que contrastava com as teorias dos alquimistas, ainda vigentes à época. Georgius Agricola morreu em Chemnitz, em 21 de novembro de 1555.

Veja também: