Georges Cuvier - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Georges Cuvier


  Biografias

As pesquisas de Georges Cuvier, naturalista que muito influenciou seus contemporâneos, representaram uma transição da ciência biológica do século XVIII para as teorias evolutivas de Darwin.
Georges Cuvier nasceu em 23 de agosto de 1769, em Montbéliard, França. Assistiu às aulas de anatomia comparada na academia Carolina (Karlsschule) da cidade alemã de Stuttgart, onde logo se destacou pela perícia na dissecção, sobretudo dos invertebrados marinhos. Alguns trabalhos publicados sobre o assunto lhe valeram o ingresso como cientista no Museu de História Natural de Paris. Recusou um convite para fazer parte, como naturalista, da expedição que Napoleão fez ao Egito no fim do século XVIII e preferiu dar continuidade às pesquisas em anatomia. Seus trabalhos culminaram com a publicação de Tableau élémentaire de l"histoire naturelle des animaux (1797; Quadro elementar da história natural dos animais) e Leçons d"anatomie comparée (1805; Lições de anatomia comparada). Nessas obras, relacionou o funcionamento de cada órgão com o corpo em seu conjunto e sustentou que o ambiente natural do animal condiciona em grande parte sua anatomia. Contrariamente às idéias de Jean-Baptiste Lamarck, no entanto, acreditava que as espécies animais não haviam mudado desde a criação.
Cuvier ocupou vários cargos oficiais, como o de inspetor da instrução pública, e também deu significativas contribuições à paleontologia, com a descoberta, o estudo e a reconstituição de grande número de fósseis. Morreu em Paris, em 13 de maio de 1832.

Veja também: