Garrincha - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Garrincha


  Biografias
Um fenômeno do futebol, com suas pernas tortas e o drible sempre igual pela direita, Garrincha foi um dos principais nomes da seleção brasileira que ganhou os títulos mundiais de 1958 e 1962.
Manuel Francisco dos Santos nasceu em 1933, em Pau Grande, município de Majé RJ. Jogou em pequenos clubes de Majé e de cidades vizinhas antes de ingressar no Botafogo de Futebol e Regatas do Rio de Janeiro, em 1953. Integrou as seleções brasileiras que participaram dos campeonatos mundiais de 1958, 1962 e 1966. Em sua segunda Copa do Mundo, conheceu a cantora Elza Soares, artista que representava o Brasil no evento, e com ela se casou mais tarde.
Um dos maiores pontas-direitas do mundo, com dribles espetaculares Garrincha exigia a presença de dois, três e até mais jogadores para marcá-lo. Seus passes da linha de fundo para o meio da área fizeram muitos goleadores e deram fama e fortuna aos companheiros de equipe. Depois de transferir-se para o Sport Club Corinthians Paulista, de São Paulo, abandonou o futebol em 1973.
Sua criatividade inspirou os versos de Vinícius de Morais, no poema "O anjo de pernas tortas", e um filme de Joaquim Pedro de Andrade, Garrincha, alegria do povo (1963). Afastado do futebol, entregou-se à bebida nos últimos anos de vida. Garrincha morreu em 20 de janeiro de 1983, no Rio de Janeiro.
{d

Veja também: