Gamo - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Gamo


  Taxonomia
A população mundial de gamos, ao contrário do que tem acontecido com muitas outras espécies animais, aumentou em virtude de sua criação em fazendas para caça.
Um dos cervídeos mais vistosos dos bosques temperados, tanto pela cor e pintalgado da pelagem como pela forma singular dos chifres, o gamo (Cervus dama) é um mamífero artiodáctilo (de número par de dedos) da família dos cervídeos, que pode medir até 1,5m de comprimento e cerca de noventa centímetros na cernelha. Os chifres, presentes apenas nos machos, têm forma de pequenas pás com a parte superior ramificada e desprendem-se todos os anos, tal como ocorre com o cervo. A pelagem é de cor castanho-avermelhada, com muitas manchas brancas no dorso e nos flancos. É animal comum nos bosques da Europa ocidental e da Anatólia.
Habitante dos bosques temperados de árvores de folhas caducas, o gamo alimenta-se de ervas, sementes, brotos e casca de árvores jovens. Durante o dia pode-se vê-lo nas clareiras e entre as moitas, mas sua maior atividade ocorre ao anoitecer. Muitas vezes, mesmo fora do cio, que acontece no outono, vêem-se juntos machos e fêmeas. A gestação dura oito meses e em cada parto nascem uma ou duas crias.
o

Veja também: