Galinha - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Galinha


  Taxonomia
Criadas inicialmente para a obtenção de galos de briga e depois como aves ornamentais, graças ao rico colorido da plumagem, apenas no século XX as galinhas tornaram-se importante fonte de alimento.
Ave da ordem dos galiformes, família dos fasianídeos, em que se incluem também o faisão e o pavão, a galinha doméstica (Gallus gallus) é uma ave adaptada à marcha, dotada de asas que mal podem sustentar o peso do corpo. A espécie selvagem, da qual descende, é o galo banquiva asiático, que vive no sul da Ásia, nas florestas da Índia e na Indochina.
O macho é o galo, mais esbelto e de plumagem mais vistosa que a fêmea, com grande variedade de cores, isoladas ou misturadas: branco, vermelho, negro ou ocre. As plumas posteriores formam uma cauda ou penacho de reflexos metálicos, em feitio de foice. A cabeça é coroada por uma crista vermelha. Por baixo do bico, curto e forte, pendem prolongamentos também vermelhos. Os dedos terminam em unhas fortes e rombudas, especialmente o dedo posterior, cuja unha afiada denomina-se esporão. Agressivos, os galos travam combate quando se encontram, usando o bico e os esporões como armas. As competições denominadas brigas de galo, ilegais no Brasil, realizam-se em local próprio, a rinha. Pela belicosidade dos galos, é costume manter apenas um deles em cada galinheiro.
As fêmeas são de porte menor que o galo, têm cores menos vistosas, cristas menores, e emitem um som peculiar, o cacarejo. A galinha é animal ovíparo. A incubação dura 21 dias, durante os quais ela cobre os ovos com o corpo para aquecê-los, a fim de que se desenvolvam os embriões e nasçam os pintos. É quando se diz que a galinha está choca, ou no choco.
A avicultura registrou grandes progressos na pesquisa e obtenção de excelentes raças. As mais de cem raças conhecidas de galinhas dividem-se geralmente em quatro grupos. No primeiro estão as americanas, como a plymouth rock, de grande porte e boa qualidade de carne; a wyandotte e a rhode island red, poedeiras; e a new hampshire, que põe ovos de grande tamanho. O segundo grupo inclui as raças do Mediterrâneo, como a leghorn, melhor entre todas as poedeiras; e a white minorca. No grupo das raças britânicas, a única delas que é importante na atualidade é a cornish, usada para cruzamento. Dentre as asiáticas, também restou uma única raça moderna importante, a brahma.
A otimização da criação depende do manejo adequado de fatores como temperatura, umidade, iluminação, instalações. A alimentação é à base de rações, com vistas a obter maior produtividade. O controle sanitário evita doenças, como pulorose e bouba, e parasitos (tênia, sarna, piolhos etc.). Os frangos atingem peso comercial (aproximadamente 1,5kg) em sete ou oito semanas. O valor depende das qualidades condicionadas pela alimentação: cor da carne, textura, maciez e sabor.

Veja também: