Gagueira - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Gagueira


  Patologias
A gagueira é geralmente classificada como perturbação da fala e da linguagem porque, na maioria das vezes, se instala desde as primeiras fases de aquisição da linguagem, de maneira intermitente e discreta, até se fixar, depois de dois ou três anos de evolução.
Perturbação da fala que se caracteriza pela repetição iterativa de fonemas e pela parada da emissão por bloqueio, com sincinesias motrizes -- que são esforços excessivos e contrações coordenadas involuntárias -- a gagueira origina-se de uma desorganização dos movimentos sinérgicos de fonação e pode aparecer de maneira súbita, em conseqüência de um choque emocional. Costuma instalar-se no indivíduo por volta dos seis anos de idade e coincide com o início da escolaridade primária. Às vezes registra-se a chamada gagueira clônica transitória, por volta dos três anos, que pode desaparecer em algumas semanas, e corresponde ao estágio de aquisição do controle da organização do discurso.
A causa da gagueira é controvertida. Há quem a considere como decorrente de um estado neurológico anormal; outros a consideram de origem puramente psicogênica, baseados na possibilidade de seu aparecimento brusco e tardio em indivíduos até então perfeitamente normais. Esses casos ocorrem em geral em portadores de alguma anomalia discreta da fala na primeira infância. Outra teoria dá como causa possível a existência de alguma anomalia auditiva, como por exemplo quando os dois ouvidos não têm o mesmo nível de audição, o que resulta numa defasagem nas sensações acústicas. Para outros, a gagueira parece decorrer essencialmente de uma perturbação da linguagem, por aparecer muitas vezes em indivíduos que apresentaram retardamento da fala. Há quem aponte como causa uma dominância hemisférica cerebral mal estabelecida. Embora sejam muitos os gagos com dominância cruzada (destro de mão, canhoto de pé etc.) ou ambidestros, há uma boa porcentagem de destros portadores de gagueira.
Conclui-se que a gagueira é uma perturbação complexa, na qual há certamente uma participação psíquica, mas que se concretiza sob forma de perturbação da fala precisamente devido a uma fragilidade lingüística pré-existente.
<

Veja também: