Fritz Haber - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Fritz Haber


  Biografias

O processo de síntese industrial do amoníaco, resultante das pesquisas do cientista alemão Fritz Haber, possibilitou a produção de fertilizantes e adubos nitrogenados em larga escala e valeu-lhe o Prêmio Nobel de química, em 1918.

Fritz Haber nasceu em 9 de dezembro de 1868, em Breslau, na antiga Silésia (posteriormente Wroclaw, Polônia). Trabalhou no comércio de produtos químicos com o pai, antes de freqüentar as universidades de Jena e Karlsruhe, onde estudou e mais tarde lecionou química.

As pesquisas de Haber permitiram-lhe elaborar um método de obtenção industrial do amoníaco a partir de hidrogênio e nitrogênio. O produto obtido seria empregado na fabricação de fertilizantes, de forma a satisfazer a crescente demanda do produto, atendida insuficientemente pela importação de adubo mineral.

Extremamente patriota, o cientista se pôs a serviço do governo alemão para a fabricação de gases venenosos durante a primeira guerra mundial. A origem judaica obrigou-o a emigrar para a Suíça, depois da ascensão do regime fascista na Alemanha. Haber morreu em Basiléia, Suíça, em 29 de janeiro de 1934.


Veja também: