Friedrich Wilhelm Bessel - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Friedrich Wilhelm Bessel


  Biografias

Além de seu valor intrínseco para a astronomia, as múltiplas pesquisas de Friedrich Wilhelm Bessel serviram de base para as técnicas modernas de medição astronômica, em que a precisão é fator crucial.
Bessel nasceu em 22 de julho de 1784, na cidade alemã de Minden. Seu interesse por viagens o levou a estudar astronomia. Baseado em registros do século XVII, calculou a órbita do cometa Halley em 1804 e enviou seus trabalhos ao astrônomo Heinrich Wilhelm Olbers, que o incentivou a publicar suas observações na revista Monatliche Correspondenz.
Em 1806 foi convidado para o cargo de assistente do astrônomo alemão Johann Hieronymus Schröter, no Observatório Lilienthal, onde realizou inúmeras observações de caráter prático. Três anos depois, foi encarregado da construção do observatório de Königsberg, que dirigiu, e em 1810 tornou-se professor de astronomia da Universidade de Königsberg. Inicialmente, Bessel dedicou-se a aumentar a precisão das medições relativas à localização e ao movimento dos astros. Para tanto, determinou as causas dos erros experimentais, desenvolvendo um método de análise que incluiu as chamadas funções de Bessel, também aplicadas em outras áreas científicas.
Com o auxílio do heliômetro de Joseph von Fraunhofer, mediu a primeira paralaxe de uma estrela fixa, a 61 Cygni. Estudou os movimentos orbitais de Sirius e Procyon e deduziu, por observações sobre a irregularidade dos movimentos de Urano, a existência de um planeta até então desconhecido. A descoberta de Netuno, logo após sua morte, confirmou a previsão. Bessel faleceu a 17 de março de 1846, em Königsberg.<

Veja também: