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Friedrich Froebel


  Biografias
Adepto das idéias de Pestalozzi, Froebel defendeu a liberdade na educação e criou o jardim-de-infância, instituição que foi adotada em todo o mundo.
Friedrich Wilhelm August Froebel nasceu na cidade alemã de Oberweissbach, em 21 de abril de 1782. Perdeu a mãe aos nove meses e foi educado pelo pai, pastor protestante. Solitário e introvertido, logo demonstrou grande interesse pela natureza e, aos 15 anos, começou a trabalhar como guarda florestal, ao mesmo tempo em que se dedicava, como autodidata, ao estudo da botânica e da matemática. Em 1805, tornou-se professor da escola-modelo criada em Frankfurt por Anton Gruner, que adotava a pedagogia inovadora do suíço Johann Pestalozzi.
Ao descobrir sua vocação para o ensino, Froebel viajou para a Suíça e colaborou durante dois anos com o próprio Pestalozzi, na cidade de Yverdon. De volta à Alemanha, estudou nas universidades de Göttingen e Berlim e começou a desenvolver suas teorias, que tinham como elementos fundamentais os jogos e as atividades livres. Em 1817, criou em Keilhau sua primeira escola, na qual colocou em prática as idéias que expôs depois em sua mais importante obra, Die Menschenerziehung (1926; A educação do homem).
Em 1832, as autoridades, que reagiam às idéias pedagógicas de Froebel, afastaram-no da direção da escola e ele partiu para a Suíça. Cinco anos depois voltou a Alemanha e fundou, em Blankenburg, o Instituto para o Cuidado da Infância e da Juventude, que mais tarde rebatizou de Kindergarten, ou jardim-de-infância. O estabelecimento enfrentou graves problemas econômicos e acabou fechado pelo governo prussiano. Froebel ainda tentou, sem êxito, dar continuidade a seu trabalho em Marienthal, na Saxônia, onde morreu em 21 de junho de 1852.

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