Fridtjof Nansen - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Fridtjof Nansen


  Biografias
De temperamento rico e talento versátil, Fridtjof Nansen tinha entre suas paixões as ciências naturais, a exploração geográfica e a atividade humanitária.
Fridtjof Nansen nasceu em Store-Fröen, Noruega, em 10 de outubro de 1861. Estudou zoologia na Universidade de Cristiânia (posteriormente Oslo) e em 1882 fez sua primeira viagem à Groenlândia. Em 1888, retornou à ilha ártica e estudou os esquimós. Em novas viagens à região polar, chegou aonde nenhum branco pisara antes. Narrou suas aventuras e observações geográficas e zoológicas em diversos livros, que lhe granjearam grande popularidade. Foi nomeado professor de zoologia da Universidade de Oslo em 1896 e, entre 1900 e 1914, participou de várias expedições e lecionou oceanografia na universidade.
Em 1920, o governo norueguês, em reconhecimento por suas preocupações humanitárias, nomeou-o seu representante na Liga das Nações. Nessa organização, entre outros feitos, Nansen patrocinou a repatriação para a Rússia de cerca de meio milhão de prisioneiros de guerra dos antigos exércitos alemão e austro-húngaro. A pedido da Cruz Vermelha, em 1921, levantou recursos particulares em todo o mundo para salvar os russos da fome. Também foi responsável pela criação de um passaporte especial para refugiados de guerra. Em 1922 recebeu o Prêmio Nobel da paz. Fridtjof Nansen morreu em Lysaker, perto de Oslo, em 13 de maio de 1930.
m/foo

Veja também: