Freixo - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Freixo


  Botânica
Entre as madeiras brancas, a do freixo é uma das mais apreciadas pela excepcional elasticidade, ao mesmo tempo que sua dureza a torna apropriada à fabricação de todo tipo de utensílios, ferramentas e, especialmente, tonéis.
Freixo é uma árvore de folhas caducas da família das oleáceas, a que também pertence a oliveira. Os freixos compreendem diversas espécies que se distribuem pelo hemisfério norte, na Ásia e na América do Norte. As folhas são compostas, integradas por um número ímpar de folhas menores ou folíolos, e se inserem nos ramos duas a duas. As flores costumam ser pouco vistosas e às vezes não têm cálice nem corola. Os frutos apresentam uma expansão alada (a sâmara), que facilita sua dispersão pelo vento.
Entre as espécies mais conhecidas estão o freixo comum (Fraxinus excelsior), grande árvore que pode chegar a trinta metros de altura e é muito comum na Europa; o freixo florido, também denominado maná (F. ornus), de menor tamanho; o freixo mexicano (F. uhdei), que alcança 19m; e o freixo do Arizona (F. velutina). A madeira de algumas espécies de freixo é muito empregada na indústria, pela solidez e leveza. A casca é usada em curtume e farmácia, como fonte de princípios ativos de efeito tônico.ne-s

Veja também: