Franklin D. Roosevelt - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Franklin D. Roosevelt


  Biografias
Único presidente dos Estados Unidos eleito para quatro mandatos consecutivos, Franklin D. Roosevelt contornou a crise econômica que se abatera sobre os Estados Unidos desde 1929. Sob seu governo, no fim da segunda guerra mundial, os Estados Unidos consolidaram a posição de uma das maiores potências do mundo.
Franklin Delano Roosevelt nasceu em Hyde Park, estado de Nova York, em 30 de janeiro de 1882. Estudou na Universidade de Harvard de 1900 a 1904, e no ano seguinte casou-se com Eleanor Roosevelt, sobrinha do presidente Theodore Roosevelt. Formou-se em direito na Universidade de Colúmbia e chegou a exercer a advocacia durante algum tempo, mas abandonou-a para ingressar na política.
Em 1910, elegeu-se senador democrata por Nova York. Designado secretário-adjunto da Marinha pelo presidente Woodrow Wilson em 1913, reforçou a frota americana. Em 1920, foi derrotado como candidato à vice-presidência da república. No ano seguinte, paralisado pela poliomielite, continuou a influenciar a vida política por meio de cartas e procurou conciliar os setores urbano e rural do Partido Democrata. Ao reintegrar-se às atividades políticas, participou de várias campanhas até ser eleito, em 1928, governador de Nova York, cargo para o qual reelegeu-se em 1930. Dedicou-se, então, a aliviar a carga tributária que pesava sobre os agricultores e a baratear os produtos de consumo.
Como candidato democrata à presidência, Roosevelt apresentou um programa, denominado New Deal, com o objetivo de sanar os graves efeitos da crise econômica do país. Eleito em outubro de 1932, tomou posse em 4 de março de 1933. Os primeiros cem dias do novo governo caracterizaram-se pela rápida implantação desse programa. Roosevelt fez votar as leis do New Deal: a lei criadora do Agricultural Adjustment Administration (Agência de Ajustamento Agrícola), que permitiu indenizar os produtores de alimentos de base que reduzissem sua produção; e o National Industrial Recovery Act (Lei Nacional de Recuperação Industrial), que fixou um código de concorrência leal a fim de baixar os custos de determinados produtos industriais.
Roosevelt empreendeu grandes obras públicas para reduzir o nível de desemprego; reformou os bancos e o sistema monetário; abandonou o padrão-ouro; desvalorizou o dólar e fortaleceu o crédito; obteve a revogação da lei que proibia a venda e o consumo de bebidas alcoólicas; protegeu os sindicatos; e esforçou-se por regulamentar as condições de trabalho e os salários. Na política externa, introduziu a chamada "política da boa vizinhança", pela qual foi abandonada oficialmente a tradicional intervenção dos Estados Unidos no continente americano. Em 1933 reconheceu o governo soviético.
Reeleito em 1936, continuou seu programa de reformas, que se chocou, no entanto, com a oposição da Suprema Corte, contrária ao New Deal. Obteve, mesmo assim, a aprovação de medidas liberais como o Wagner Act (Lei Wagner) e o Social Security Act (Lei de Segurança Social), ambos de 1935, fundamentos da legislação trabalhista americana. A ascensão do fascismo na Itália e do nazismo na Alemanha o convenceu da necessidade de preparar o país para intervir no conflito. Implantou o serviço militar obrigatório e obteve a cooperação da indústria e dos trabalhadores para acelerar a produção de armamentos. Aumentou o controle do governo sobre a economia. Em meados de 1937, seu prestígio decaiu ao ser apontado como o responsável pelas dificuldades trabalhistas surgidas da expansão industrial.
Em 1940, apresentou-se como candidato a um terceiro mandato e de novo triunfou nas eleições. Conseguiu a aprovação, em 1941, da Lend-Lease Act (Lei de Empréstimos e Arrendamentos), que autorizou a venda de armas aos países aliados. Em março de 1941, Roosevelt assinou com Churchill a Carta do Atlântico, na qual constavam as medidas que ambos os países deveriam tomar uma vez finda a guerra, e que constituiria o fundamento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Após o ataque japonês a Pearl Harbour, em 7 de dezembro de 1941, os Estados Unidos declararam guerra à Alemanha.
O presidente americano autorizou a fabricação da bomba atômica e desenvolveu um trabalho diplomático na preparação do pós-guerra, para evitar enfrentamentos com os países aliados. Manteve sucessivas reuniões com Churchill e Stalin em Teerã, em 1943, e em Ialta (Criméia), em 1945. Pelos acordos de Teerã e de Ialta, fez concessões à União Soviética (URSS) no leste da Europa. Elaborou o plano de Dumbarton Oaks, em 1944, que forneceu as bases para a criação das Nações Unidas. Foi mais uma vez reeleito em novembro de 1944 mas, gravemente enfermo, não chegou a assistir à vitória aliada. Franklin D. Roosevelt morreu na cidade americana de Warm Springs, Georgia, em 12 de abril de 1945.
<

Veja também: