Frank Lloyd Wright - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Frank Lloyd Wright


  Biografias
Herdeiro da escola de Chicago, Frank Lloyd Wright revolucionou a arquitetura do século XX com suas concepções espaciais e o interesse em conciliar a casa e o ambiente natural. Suas tendências se sintetizam na residência que construiu para si mesmo perto de Pittsburgh, Pensilvânia, a Casa da Cascata.
Frank Lincoln Wright, que ficaria conhecido como Frank Lloyd Wright, nasceu em Richland Center, Wisconsin, Estados Unidos, em 8 de junho de 1867. Entre 1885 e 1886 estudou engenharia na Universidade de Wisconsin. Aos 19 anos seguiu para Chicago, onde trabalhou com o arquiteto Louis Sullivan, entusiasta das novas técnicas arquitetônicas. Em 1893, Wright abriu sua própria firma.
Nas residências particulares que criou de 1900 a 1910 definiu-se o estilo chamado prairie (pradaria), caracterizado pelo telhado baixo e amplo, janelões em toda a extensão das paredes e a parte social num único grande ambiente. Wright rompeu assim com a planta em "caixote" comum nas residências da época.   Depois de viajar pela Europa, Wright projetou os Jardins Midway (1914) de Chicago e o Hotel Imperial de Tóquio (1915-1922). Nas décadas seguintes, passou a usar elementos pré-fabricados e elegeu o concreto como material de construção. Outra idéia que incorporou a seus trabalhos diz respeito ao emprego de cada material de acordo com suas possibilidades de cor, sensação tátil e textura.
Depois da segunda guerra mundial, Wright interessou-se por novidades estruturais e tecnológicas, como plantas concebidas com inclinação entre 30o e 60o, cujo exemplo mais representativo é o Museu Guggenheim de Nova York (1956), no qual realizou o ideal de espaço contínuo mediante uma rampa interna em espiral que elimina a separação entre andares. Wright morreu em 9 de abril de 1959 em Phoenix, Arizona.
-

Veja também: