Frango d''água - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Frango d''água


  Taxonomia
Comuns do sul dos Estados Unidos à Argentina, os frangos-d"água ocorrem por quase todo o Brasil. Vivem em lagos, banhados, brejos e até lagunas salobras. Alguns empreendem vôos oceânicos e são vistos com freqüência em ilhas afastadas da costa.
Frango d"água é o nome vulgar de várias espécies da ordem dos gruiformes, pertencentes aos gêneros Porphyriops, Porphyrula, Gallinula e Fulica, da família dos ralídeos, a mesma das saracuras. As espécies do gênero Laterallus, menores, com porte médio de 17cm, são chamadas de pintos-d"água. Para se locomoverem, os frangos-d"água nadam mais que andam.
Na maioria das espécies, a plumagem se define em padrões de preto e cinza, com eventuais zonas castanhas ou pardas. O frango-d"água-azul (Porphyrula martinica) constitui exceção à regra: é azul e verde, com escudo frontal também azul. No frango-d"água-comum (Gallinula chloropus), de porte análogo e ampla zona parda no dorso, o escudo na testa é, como o bico, vermelho. As carquejas, pertencentes ao gênero Fulica e restritas aos estados do sul, são os maiores frangos-d"água do Brasil, pois medem até 47cm e pesam cerca de um quilo.
Nos vários gêneros, são comuns os ninhos feitos de folhas, resistentes e grandes, em cipoais, sobre arbustos ou no chão, capazes de abrigar até sete ovos ou mais. A incubação dura cerca de vinte dias e os filhotes, em geral cobertos de penas negras, permanecem quatro dias nos ninhos.bes

Veja também: