François Quesnay - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



François Quesnay


  Biografias
A fisiocracia, considerada a primeira escola sistemática de economia política e oposta ao mercantilismo, teve seu principal líder na figura de Quesnay, que apoiou a chamada secte des économistes.
François Quesnay nasceu em Méré, próximo a Paris, em 4 de junho de 1694. Na capital francesa, estudou medicina, exercendo a profissão durante a maior parte de sua vida. A publicação do tratado Essai physique sur l"economie animale (1736; Ensaio físico sobre a economia animal) valeu-lhe a nomeação como secretário perpétuo da Academia de Cirurgia, e em 1752 tornou-se médico pessoal de Luís XV.
A partir de então, entrou em contato com os pensadores do Iluminismo em Versalhes e se interessou pela economia, que considerava parte integrante da teoria social. Em 1758 publicou sua obra fundamental, Tableau économique (Quadro econômico), diagrama didático que representava as relações entre as diferentes classes econômicas e sociais. Afirmava Quesnay que a única atividade produtiva real é a agricultura, pois produz um excedente ou produto líquido que é transformado, mas não ampliado, pela indústria e pelo comércio. Sobre esse ponto básico, Quesnay realizou a análise geral do processo econômico, considerado como sistema de equilíbrio interdependente, conceito que influenciaria a teoria econômica posterior.
As idéias de Quesnay e dos outros fisiocratas traduziam a convicção de que as leis econômicas são determinadas pela "ordem natural", estabelecida por Deus. Era preciso, portanto, permitir que as atividades econômicas seguissem seu curso sem intervenção estatal, de acordo com o lema "laissez faire, laissez passer" ("deixai fazer, deixai passar"), atribuído ao próprio Quesnay ou a Jean-Claude Marie Vincent de Gournay. François Quesnay morreu em Versalhes, em 16 de dezembro de 1774
-

Veja também: