Francisco Pereira Passos - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Francisco Pereira Passos


  Biografias

A administração Pereira Passos na prefeitura do Rio de Janeiro ficou marcada pela abertura da avenida Central, atual Rio Branco, e pela construção do porto.
Francisco Pereira Passos nasceu em São João do Príncipe, depois São João Marcos RJ, em 29 de agosto de 1836. Formou-se em engenharia civil pela Escola Central em 1856. Nomeado adido na legação brasileira na França, ali se diplomou pela École des Ponts et Chaussés de Paris. Trabalhou na estrada de ferro Paris-Lyon-Mediterranée e nas obras de construção do porto de Marselha. Voltou ao Brasil em 1860.

Trabalhou em projetos oficiais, como a construção das estradas de ferro entre Raiz da Serra e Petrópolis RJ e a do Corcovado. Como prefeito do Rio de Janeiro, de 1902 a 1906, modernizou a capital por meio de um plano urbanístico ligado a um projeto de saneamento e higiene que modificou inteiramente a feição da cidade. Construiu as avenidas Beira-Mar, Atlântica, Mem de Sá, Salvador de Sá e Passos; alargou as ruas Uruguaiana e Carioca; canalizou o curso de diversos rios, entre eles o Carioca; e construiu o Teatro Municipal e o Mercado Municipal. Pereira Passos morreu a bordo do navio Araguaia, em viagem para a Europa, em 1º de março de 1913.


Veja também: