Francisco Giner de los Ríos - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Francisco Giner de los Ríos


  Biografias
O ambiente intelectual espanhol do século XIX teve no pensador, educador e crítico de arte Giner de los Ríos seu grande renovador, líder da corrente pedagógica liberal conhecida como krausismo.
Francisco Giner de los Ríos nasceu em 10 de outubro de 1839 em Ronda, Espanha. Estudou direito, filosofia e letras na Universidade de Granada e transferiu-se para Madri, onde tornou-se adepto das idéias liberais do jurista alemão Karl Krause. Nomeado professor da Universidade de Madri em 1866, foi hostilizado por sua posição contrária à ingerência conservadora e clericalista na educação, até que, em 1875, foi preso e perdeu o cargo.
Associado a outros professores em conflito com a universidade, fundou em 1876 a Institución Libre de Enseñanza, para a qual elaborou um sistema educacional independente da igreja e do estado, que abrangia todos os níveis. Giner de los Ríos foi readmitido na Universidade de Madri em 1881 e, nos anos subseqüentes, escreveu obras importantes na área da educação, como Institución libre de enseñanza (1884; Instituição de ensino livre) e Pedagogía universitaria (1905). Morreu em Madri, a 17 de fevereiro de 1915.

Veja também: