Francis Galton - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Francis Galton


  Biografias

A eugenia, termo criado por Francis Galton no início do século XX para expressar a possibilidade de aprimoramento da raça humana por meio de cruzamentos genéticos premeditados, esteve desde sempre cercada de polêmica. Embora identificada com as idéias do nazismo, que preconizava a eugenia pelo extermínio das raças consideradas inferiores, a teoria de Galton não defendia a criação de classes privilegiadas, mas sim a evolução positiva da humanidade em seu conjunto.

Francis Galton nasceu em 16 de fevereiro de 1822 perto de Sparkbrook, Birmingham, no Reino Unido. Sua confortável situação econômica permitiu-lhe desde jovem viajar e escrever livros sobre temas tão díspares como cálculo estatístico e meteorologia.
Junto com o primo Charles Darwin, criador do evolucionismo, realizou estudos sobre antropologia e inteligência humana, orientados para demonstrar o caráter hereditário dos traços físicos e mentais dos indivíduos. Essa postura foi muito contestada, pois subestima a influência do ambiente sobre as pessoas. Em apoio ao evolucionismo darwinista, formulou a teoria eugênica sobre o aprimoramento da espécie.

Suas contribuições, porém, atingem outros campos de estudo, como a psicologia e a estatística. Foi pioneiro no campo da identificação pessoal por meio de impressões digitais. Morreu em 17 de janeiro de 1911 em Haslemere, condado de Surrey, no Reino Unido.


Veja também: