Flagelados - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Flagelados


  Biografias

Entre as formas mais simples de vida encontram-se os flagelados, cujo nome deriva da estrutura filiforme que utilizam para locomoção.

Protozoários da classe dos mastigóforos, os flagelados compreendem duas subclasses: a dos fitoflagelados, semelhantes a plantas, e a dos zooflagelados, semelhantes a animais, de grande importância na medicina. Geralmente uninucleados, utilizam de um a muitos flagelos para locomover-se, capturar alimento ou como receptores sensitivos. Têm forma oval, alongada ou esférica, recoberta por película ou substância gelatinosa. A reprodução é assexuada, por bipartição longitudinal, ou sexuada.

A subclasse dos fitoflagelados inclui protistas, que podem sintetizar o próprio alimento por fotossíntese, já que possuem clorofila. Espécies de zooflagelados vivem em simbiose no trato digestivo de cupins e baratas e auxiliam esses insetos a assimilar nutrientes celulósicos.

Muitos flagelados têm vida livre e são solitários, outros são sésseis e juntam-se em colônias de milhares de indivíduos. Algumas formas parasitárias, como o Trypanosoma, habitam o intestino ou a corrente sangüínea do hospedeiro. Muitos outros vivem como plâncton em águas doces e salgadas.


Veja também: