Fiorde - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Fiorde


  Geografia Fisica
Locais de rara beleza, os fiordes podem ser encontrados em diversas partes do mundo, desde a Noruega, Groenlândia, Islândia e Escócia, até Labrador e Terra Nova, no Canadá, sul do Chile e Patagônia, na Argentina.
Os fiordes são braços de mar estreitos e longos, que comumente avançam cerca de trinta a quarenta quilômetros para o interior do continente e formam um tipo de costa marítima de topografia acidentada. Alguns têm notável profundidade, como o Sognefjord, na Noruega, o maior do mundo, que avança por 186km e tem 1.234m de profundidade. Outro enorme fiorde é o canal Messier, no Chile, com 1.270m de profundidade.
Esses vales submersos têm origem glacial. Acredita-se que as gigantescas geleiras que os formaram eram tão pesadas que erodiram o fundo do vale muito abaixo do nível do mar, antes de flutuarem. Depois que se fundiram, o mar invadiu os vales, erodidos em forma de U.
Em geral os fiordes são mais profundos nas áreas mais distantes do mar. Isto decorre da maior capacidade erosiva das geleiras perto de sua origem, onde se movem com mais vigor. Em alguns fiordes, pequenos cursos d"água se lançam de grande altura sobre sua borda, e algumas das maiores quedas d"água do mundo são desse tipos.ne-sicuro

Veja também: