Ferramentas de gerenciamento ambiental - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Ferramentas de gerenciamento ambiental


  Meio Ambiente

O gerenciamento ambiental é a preocupação em ambientar os processos empresariais tanto quanto as pessoas envolvidas neste processo com as questões ambientais inerentes aos cuidados realizados no sentido de se preocupar em resguardar o meio ambiente com atitudes que visem diminuir sempre que possível os impactos de nossas ações danosas ao meio ambiente.


Neste sistema, procura-se transformar e modificar ações antigas que causavam danos ao meio ambiente por ações novas que visam proteger ou se antecipar os malefícios causados na natureza por meio de tecnologias ou mudanças de atitude com consciência ambiental.


São ultimamente estudadas várias ferramentas tecnológicas para o gerenciamento ambiental, que visem aprimorar as linhas de produção de forma a não causar danos ao meio ambiente e mitigar os impactos inevitáveis.


As exigências crescentes da sociedade levam as empresas a terem grande preocupação em agir de forma correta no âmbito preservação do meio ambiente, para que sejam reconhecidas como empresas que realizam um trabalho, respeitando os limites da natureza.


E este conceito está se tornando cada vez mais aceito, a ponto das pessoas consideradas consumidoras aceitarem pagar mais por um produto ambientalmente correto.


Então, as empresas estão se adiantando para concorrerem com os títulos agora em voga como “empresa amiga do ambiente”, fazendo surgir o conceito de marketing ambiental.


E no marketing ambiental se utilizam de ações que visem resguardar o meio ambiente com modificações de atitude que beneficiam a natureza e logo em seguida se dá a publicidade de tal ação para se demonstrar esta preocupação.


Uma das ferramentas de gerenciamento ambiental utilizadas é a chamada utilização dos três “R”, que se trata de aplicar o conceito da Redução, Reutilização e Reciclagem. Portanto, resguardando a iniciativa de Reduzir a utilização de matéria-prima, a reutilização de peças, aproveitando-as sempre que necessário e a reciclagem de tudo o que for possível, não só no sentido de peças, mas também com a reciclagem de ideias voltadas para o cuidado com o meio ambiente.


Com essas iniciativas, muitas vezes simples, comprometendo cada indivíduo no auxílio do trabalho consciente estamos iniciando um novo ciclo de responsabilidade socioambiental que resulta em grande benefício da natureza.

 


Veja também: