Ferdinand Lassalle - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Ferdinand Lassalle


  Biografias
As idéias socialistas de Karl Marx inspiraram a ação de Lassalle, organizador do movimento operário alemão, que apresentou porém um matiz nacionalista, em contraste com o internacionalismo marxista.
Ferdinand Lassalle nasceu em 11 de abril de 1825 em Breslau, Alemanha (posteriormente anexada à Polônia com o nome de Wroclaw). Cursou a escola superior na cidade natal, mas foi expulso por falsificar a assinatura num documento acadêmico. Estudou comércio em Leipzig e regressou a Breslau, já conhecido então por sua "personalidade turbulenta e contraditória".
Em 1843 iniciou estudos de filosofia na Universidade de Breslau, e terminou-os em Berlim, onde entrou em contato com as idéias socialistas de Friedrich Hegel e Ludwig Feuerbach. Mudou-se depois para Paris, a fim de preparar a tese de doutorado, e lá conheceu Pierre-Joseph Proudhon e o poeta alemão Heinrich Heine. O êxito como advogado, na defesa da condessa Hatzfeld num escandaloso processo de divórcio, proporcionou a Lassale uma pensão anual que lhe permitiu a partir de então viver sem preocupações financeiras. Participou da revolução alemã de 1848 e foi preso várias vezes, até que em 1857 estabeleceu-se em Berlim como jornalista político. Sua participação no movimento revolucionário aproximou-o dos círculos socialistas e de Karl Marx, que, no entanto, não partilhava de seu espírito nacionalista. Em 1863 participou da fundação e direção da Associação Geral dos Operários Alemães, mas, decepcionado com os parcos resultados sociais obtidos, mudou-se para a Suíça. Lassalle morreu em duelo, em 31 de agosto de 1864, perto de Genebra.
        

Veja também: