Família Rothschild - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Família Rothschild


  Taxonomia
A célebre dinastia Rothschild, de banqueiros alemães judeus, exerceu durante mais de um século e meio poderosa influência sobre a economia da Europa e, de forma indireta, sobre a evolução política do continente.
Mayer Amschel Rothschild, fundador da dinastia, nasceu em 23 de fevereiro de 1744 em Frankfurt am Main. Herdou de seu pai um estabelecimento comercial de moedas e artigos preciosos em Frankfurt. Após converter a firma familiar num banco, foi nomeado agente da corte pelo príncipe de Saxônia-Cassel, Guilherme IX, o que constituiu o início de suas operações. Benefícios obtidos durante o período da revolução francesa e das guerras napoleônicas criaram oportunidades para ampliar as atividades da organização, comandada pelo patriarca e seus cinco filhos: Amschel Mayer (1773-1885), Salomon (1774-1855), Nathan (1777-1836), Karl (1788-1855) e Jakob ou James (1792-1868).
Com o filho mais velho, Amschel Mayer, o fundador controlava a sede em Frankfurt, enquanto os outros filhos se encarregaram de novas sucursais. Nathan abriu uma sucursal em Londres em 1804, e Jakob em Paris em 1811. Salomon e Karl dirigiram respectivamente as casas abertas em Viena e Nápoles no início da década de 1820.
Favorecidos pelas monarquias européias a que haviam auxiliado na luta contra Napoleão e apoiados na estrutura econômica que lhes proporcionava sua rede internacional de casas, a família Rothschild participou do desenvolvimento da revolução industrial mediante investimentos em diversos setores, como o metalúrgico, o de mineração e o têxtil. Ao fim do século XIX, o auge dos bancos comerciais e a proliferação de novos consórcios internacionais começaram a minar seu poderio. Apesar disso, as diferentes ramificações continuaram a influenciar a política econômica de seus países, fato reconhecido com honras e títulos nobiliários. Lionel, por exemplo, filho de Nathan, foi em 1958 o primeiro judeu a fazer parte do Parlamento britânico.
As convulsões provocadas pela primeira guerra mundial forçaram o fechamento de todas as casas, com exceção das de Paris e Londres, as quais mantiveram um papel destacado no mundo das finanças internacionais.
No curso de sua história, a família Rothschild contou com eruditos, filantropos e mecenas que deram valioso apoio à difusão da cultura. O barão Philippe de Rothschild (1902-1988) tornou-se grande fabricante de vinho, com o vinhedo Mouton-Rothschild.

Veja também: