Família Krupp - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Família Krupp


  Biografias

Representantes de várias gerações da família Krupp criaram e impulsionaram as indústrias Krupp, que se transformariam num símbolo do poderio econômico alemão, presente em todas as corridas armamentistas protagonizadas por aquele país ao longo do século XX.

Alfred Krupp, nascido em Essen em 26 de abril de 1812, transformou a pequena empresa criada em 1811 por seu pai, Friedrich, na mais poderosa fundição da Alemanha. Por meio de novas técnicas siderúrgicas, fabricou canhões de grosso calibre numa só peça, e ganhou o cognome "rei do canhão". Ao morrer, em 14 de julho de 1887, deixou ao filho Friedrich Alfred uma próspera companhia de mais de vinte mil empregados.

A filha de Friedrich Alfred, Bertha, nascida em 1886, assumiu a empresa em 1902, após o suicídio do pai. Casou-se em 1906 com o diplomata Gustav von Bohlen und Halbach, que passou a dirigir a empresa. O novo presidente, que adotou o nome Krupp, nasceu em Haia, Países Baixos, em 7 de agosto de 1870. Durante a primeira guerra mundial, adquiriu o monopólio da fabricação de armas na Alemanha e financiou a construção do famoso canhão Bertha, que bombardeou Paris a 130km de distância. Finda a guerra, orientou as atividades da empresa para produtos civis, como locomotivas e implementos agrícolas. Com a ascensão de Hitler ao poder, retomou a produção bélica. Dirigiu a empresa até 1943 e morreu em Blühanbach, Áustria, a 16 de janeiro de 1950.

Seu filho Alfried Krupp von Bohlen und Halbach, que nasceu em Essen a 13 de agosto de 1907, assumiu a companhia após a grande expansão que acompanhou as primeiras conquistas de Hitler na segunda guerra mundial. Condenado em Nuremberg por sua estreita colaboração com o regime nazista, beneficiou-se de anistias e ficou livre em 1951. Por imposição dos aliados, vendeu grande parte de sua participação na empresa, mas conseguiu recuperar sua hegemonia no setor siderúrgico.

Com a morte de Alfried em Essen, a 30 de julho de 1967, o grupo de empresas se transformou em sociedade anônima com expressiva participação da família Krupp.


Veja também: