Evaristo de Morais - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Evaristo de Morais


  Biografias
Democrata convicto, quer na prática do direito, quer no jornalismo, Evaristo de Morais fez intensa propaganda republicana e preocupou-se com a questão da justiça social.
Antônio Evaristo de Morais nasceu no Rio de Janeiro RJ em 20 de outubro de 1871. Sua estréia no júri deu-se em 1894, conforme narra em Reminiscências de um rábula criminalista (1922). Foi repórter na Gazeta Nacional e redator no Correio do Povo e na República Brasileira. Formou-se em direito em 1916, aos 45 anos, na faculdade de Niterói, quando já era conhecido nos meios forenses e nos jornais.
Primeiro consultor jurídico do Ministério do Trabalho, de 1931 a 1932, Evaristo de Morais foi um dos primeiros a buscar modernizar a legislação social brasileira. Os artigos que publicou sobre o tema foram reunidos mais tarde em Apontamentos de direito operário (1905). Dedicou-se ainda ao estudo da história, de que resultaram obras sobre a questão da escravatura: A campanha abolicionista (1924) e A escravidão africana no Brasil (1933). Também tratou dos problemas carcerários em Prisões e instituições penitenciárias do Brasil. Evaristo de Morais morreu no Rio de Janeiro em 30 de junho de 1939.

Veja também: