Evangelista Torricelli - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Evangelista Torricelli


  Biografias

Entre suas contribuições mais importantes para a física, Torricelli inventou o barômetro, aperfeiçoou o telescópio e construiu um tipo rudimentar de microscópio. Em matemática, entre outras descobertas, enunciou o teorema que permite determinar o centro de gravidade de qualquer figura geométrica por meio da relação de duas integrais.
Evangelista Torricelli nasceu em 15 de outubro de 1608 em Faenza, perto de Modigliana, que então integrava os Estados Pontifícios. Formou-se no colégio jesuíta de sua cidade e, na Universidade de Roma, foi aluno de Bonaventura Cavalieri. Em 1641 escreveu um tratado sobre mecânica, De motu gravium naturaliter descendentium et proiectorum (Sobre o movimento dos corpos pesados naturalmente descendentes e projetados), brilhante comentário ao terceiro diálogo dos discursos de Galileu. No mesmo ano, foi convidado a radicar-se em Florença para trabalhar como secretário e assistente de Galileu, função que exerceu por apenas três meses devido à morte do astrônomo.
Foi então nomeado para substituir o mestre como matemático do grão-duque da Toscana e professor de matemática da academia florentina. Retomando uma idéia de Galileu, Torricelli realizou experimentos com um tubo parcialmente cheio de mercúrio, no interior do qual conseguiu, pela primeira vez, fazer vácuo. Depois de várias experiências, concluiu que as variações na altura da coluna de mercúrio eram causadas por mudanças na pressão atmosférica. Estava inventado o barômetro de mercúrio, que a princípio chamou-se "tubo de Torricelli".
Ocupado com a matemática, especialmente com o estudo da ciclóide, Torricelli nunca publicou suas experiências físicas. Na obra Opera geometrica (1644), no entanto, incluiu as descobertas sobre o movimento dos fluidos e a trajetória dos projéteis. Torricelli morreu em Florença, em 25 de outubro de 1647.

 

Veja também: