Euríclides Zerbini - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Euríclides Zerbini


  Biografias

Primeiro cirurgião cardiovascular a realizar transplantes de coração na América Latina, Zerbini trabalhou sem interrupção por 58 anos, durante os quais fez mais de quarenta mil cirurgias.

Euríclides de Jesus Zerbini nasceu em Guaratinguetá SP em 7 de maio de 1912. Formou-se pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo e trabalhou inicialmente com Alípio Correia Neto, especializando-se em cirurgia torácica. Em 1944 obteve uma bolsa para estudar nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, tornou-se diretor do pronto-socorro dos Hospital das Clínicas de São Paulo e cirurgião do Instituto de Cardiologia. Em 1947, organizou uma equipe de especialistas em cirurgia cardíaca no Hospital das Clínicas de São Paulo.

Em 26 de maio de 1968 transplantou um coração humano num paciente terminal de 23 anos. A curta sobrevida do transplantado -- 28 dias -- não desencorajou o médico, que realizaria ainda outros 11 transplantes. Em 1975, Zerbini fundou o Instituto do Coração (Incor), que se tornaria um dos mais conceituados estabelecimentos hospitalares do país. Em 1982, depois de 46 anos dedicados à Universidade de São Paulo, aposentou-se como professor, mas prosseguiu operando quatro pacientes por jornada, numa rotina de trabalho que lhe consumia 12 horas diárias, até os 81 anos. Euríclides Zerbini morreu em São Paulo, em 23 de outubro de 1993.


Veja também: