Eugˆnio Gudin - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Eugˆnio Gudin


  Biografias

Monetarista ortodoxo, Eugênio Gudin identificava na inflação e na expansão dos meios de pagamento os principais problemas da economia brasileira e defendia a redução dos investimentos públicos e a restrição e o controle do crédito.
Eugênio Gudin nasceu no Rio de Janeiro RJ em 12 de julho de 1886. Formou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro (1903) e foi um dos fundadores da Pernambuco Tramways and Power Ltd., empresa que dirigiu até 1922, quando assumiu a direção da Great Western of Brazil Railway Co., na qual permaneceu por quase trinta anos. Em 1938 começou a lecionar na Faculdade de Ciências Econômicas do Rio de Janeiro. Compareceu, como delegado, à conferência monetária de Bretton Woods, que criou o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), organismos de que foi membro-diretor (1952).
Como ministro da Fazenda do governo Café Filho, promoveu a reforma cambial. Deixou algumas obras, como Origens da crise mundial (1932), Capitalismo e sua evolução (1935), Rumos de política econômica (1945), Inflação, crédito e desenvolvimento (1956), O pensamento de Eugênio Gudin (1978). Faleceu no Rio de Janeiro em 24 de outubro de 1986.

 {displ

Veja também: