Eugène-Emmanuel Viollet-le-Duc - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Eugène-Emmanuel Viollet-le-Duc


  Biografias

Restaurador de muitos dos mais importantes exemplares da arquitetura medieval na França, Viollet-le-Duc foi um dos líderes do movimento que levou ao reconhecimento do gótico como uma das mais importantes etapas da história da arte ocidental.
Eugène-Emmanuel Viollet-le-Duc nasceu em Paris, França, em 27 de janeiro de 1814. Aluno de Achille Leclère, teve sua carreira inspirada pelo arquiteto Henri Labrouste. Em 1836, depois de formar-se em arquitetura, viajou para a Itália. De volta a Paris, tornou-se um dos principais integrantes da comissão encarregada da preservação dos monumentos históricos.
Famoso pela restauração de monumentos como a Sainte-Chapelle e a catedral de Notre-Dame, em Paris, Viollet-le-Duc supervisionou ainda a recuperação de inúmeros prédios medievais, como a catedral de Amiens, as muralhas de Carcassonne e a igreja de Saint-Sernin, em Toulouse. De início, limitava-se a restaurar as formas originais dos monumentos. Mais tarde, porém, passou a acrescentar aos edifícios elementos de autoria própria, pelo que passou a ser visto com reservas por arquitetos e arqueólogos do século XX. Parte de seu prestígio deve-se aos livros que escreveu, entre os quais Entretiens sur l"architecture (1858-1872; Discursos sobre arquitetura) e duas enciclopédias sobre arquitetura francesa. Viollet-le-Duc morreu em Lausanne, Suíça, em 17 de setembro de 1879.


Veja também: