Esturjão - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Esturjão


  Taxonomia
Entre os peixes de mar que acorrem anualmente aos cursos de água doce para desovar encontra-se o esturjão, animal de aspecto singular que tem o corpo revestido de placas ósseas. Sua carne é comestível e de suas ovas se faz o caviar.
Esturjão é um peixe actinopterígio, isto é, de esqueleto ósseo, da família dos acipenserídeos. Compreende várias espécies, distribuídas pelo Atlântico, o Mediterrâneo e o Pacífico. O esturjão comum (Acipenser sturio) atinge três metros de comprimento e 150kg de peso, mas já foram pescados  exemplares maiores e mais pesados. Seu corpo é alongado, com a cabeça achatada em forma de bico. O esturjão não tem dentes e sua boca é pequena, com prolongamentos na parte inferior, à maneira de uma barbicha, e grossos lábios com os quais suga larvas, vermes, crustáceos e pequenos peixes do fundo.
Ao longo do corpo do esturjão há cinco fileiras de escudos ósseos que lhe dão aspecto encouraçado. A barbatana dorsal situa-se na parte posterior e as peitorais e abdominais são muito afastadas entre si. A cor desse peixe, que vive nos mares frios, a pouca distância do fundo, é cinza ou pardacenta. Na época da reprodução, na primavera ou no início do verão, sobe os rios, onde faz a desova. A fêmea põe até três milhões de ovos, pequenos e de cor parda escura, cobertos por um invólucro gelatinoso.
O esturjão branco (A. transmontanus) habita as costas americanas do Pacífico. À semelhança do esturjão comum, o branco também sobe os cursos dos rios para desovar