Estreito de Magalhães - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Estreito de Magalhães


  Geografia Fisica
Antes da abertura do canal do Panamá, todo navio que pretendesse passar do oceano Atlântico ao Pacífico era obrigado a percorrer a longa rota marítima que leva ao estreito de Magalhães, assim chamado em honra a seu descobridor, Fernão de Magalhães.
O estreito de Magalhães situa-se entre o extremo sul do continente americano e a ilha Grande da Terra do Fogo, em águas territoriais chilenas, exceto pela extremidade leste, que toca a Argentina. Ligação natural entre os oceanos Atlântico e Pacífico, estende-se por 560km e sua largura varia de 3 a 32km. No Atlântico, o estreito se abre entre o cabo Vírgenes e o cabo Espírito Santo e segue para sudoeste. Contorna a península de Brunswick, na extremidade sul do continente, e estende-se para noroeste até o cabo Deseado, na ilha Desolación.
Desde a viagem, de Fernão de Magalhães, o canal se tornou importante rota para a navegação interoceânica, apesar do curso tortuoso entre as numerosas ilhas, do frio, da neblina e dos fortes ventos e correntes da região. Punta Arenas, o maior porto do estreito e capital da província chilena de Magallanes, está ligada por rodovia a Puerto Natales e à cidade argentina de Río Gallegos.

Veja também: