Estepe - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Estepe


  Geografia Fisica
A palavra russa step, usada para designar a vasta planície ucraniana, dá nome a um ecossistema semi-árido conhecido como estepe.
Estepe é um ecossistema de transição entre as áreas bioclimáticas úmidas e as terras áridas desérticas. As extensas planícies de estepes são recobertas por um tapete vegetal descontínuo no qual predominam as espécies xerófilas (adaptadas ao clima seco) de troncos herbáceos ou lenhosos. A escassez de árvores permite distingui-las das savanas. As estepes se caracterizam por um clima continental de invernos e verões rigorosos. As chuvas oscilam entre 250 e 700mm anuais. Os tipos de solo são muito variados: vão desde os férteis tchernoziom das terras negras ucranianas (ricas em húmus) até os solos arenosos e rochosos das estepes da África e da Austrália.
Há dois tipos de estepes: a subtropical e a temperada fria. A primeira é encontrada no norte da África, entre o Saara e as regiões mediterrâneas, e se caracteriza pelo clima de invernos chuvosos e pela vegetação lenhosa e espinhosa. O solo pobre e a coincidência das chuvas com a estação fria limita as possibilidades agrícolas dessas regiões. Na planície euroasiática (entre a Romênia e os montes Altai), nas grandes planícies do centro da América do Norte e no pampa argentino, estende-se a estepe temperada fria. Essas regiões possuem solos ricos e clima com chuvas de primavera e elevada umidade relativa. A vegetação se compõe de gramíneas, que se desenvolvem rapidamente na primavera.
O aproveitamento econômico da estepe é variado, mas apresenta rendimentos limitados. Na estepe temperada fria, a agricultura se baseia na exploração extensiva do cultivo de cereais. A mecanização compensa, em parte, o baixo rendimento e as condições climáticas instáveis. Dessa forma, são produzidos excedentes comercializáveis de cereais.
Algumas regiões de estepe são dedicadas à criação de carneiros em larga escala, para a produção de lã (Austrália, pampa argentino). O problema da irregularidade das chuvas se resolve com a criação de depósitos de alfafa e de água. A agricultura é itinerante nas estepes subtropicais, e a principal atividade é a pecuária nômade. Em geral, as regiões de estepes registram densidades mínimas de povoação, tanto nas áreas agrícolas quanto de pecuária.

Veja também: