Espinafre - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Espinafre


  Botânica
Procedente da Pérsia, o espinafre começou a ser cultivado na Europa no século XV e logo tornou-se popular graças à fama de planta nutritiva.
Tanto o espinafre verdadeiro (Spinacia oleracea), que se desenvolve bem em climas frios e solos ricos,  quanto o espinafre-da-nova-zelândia (Tetragonia tetragonoides), hortaliça de fácil cultivo, rústica e pouco exigente, pertencem à família das quenopodiáceas, como a beterraba e a acelga. Do caule, reto e erguido, saem folhas triangulares e espessas, dispostas em roseta. As flores masculinas brotam em cachos; as femininas, diminutas e amareladas, nascem nas axilas, ângulos formados pelas articulações dos ramos com o caule. As sementes, na verdade frutos espinhosos, são semeadas em sementeiras e logo transplantadas para canteiros. A colheita se faz tão logo as folhas tenham formado a roseta, antes que os caules se desenvolvam, cerca de dois meses após a semeadura. A haste continua a brotar, propiciando assim sucessivas colheitas.
O espinafre, por seu alto teor de ferro, é indicado para combater a anemia. É rico também em  vitaminas A e C, iodo e outros nutrientes. Pode ser consumido em suflês, cremes e sopas.


Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados