Escorbuto - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Escorbuto


  Patologias

Conhecido desde o tempo das cruzadas, o escorbuto  foi a principal causa da mortalidade de marinheiros em suas longas viagens. Só em 1753, o médico escocês James Lind descobriu que era possível prevenir e curar a doença mediante a ingestão de sucos cítricos.

Uma das mais antigas doenças de origem nutricional, o escorbuto é causado pela deficiência de vitamina C, ou ácido ascórbico, no organismo. No escorbuto chamado latente, ocorrem sintomas vagos como perda de peso, transtornos digestivos, palidez, irritabilidade e sudorese. No escorbuto declarado, surgem manifestações hemorrágicas, como petéquias, equimoses, lesões gengivais, intumescimento das extremidades por edema e anemia microcítica e hipocrônica. Nos casos graves, há queda dos dentes, os ossos tornam-se frágeis e a morte pode sobrevir por infecção intercorrente com septicemia.

O escorbuto não ocorre em lactentes menores de quatro meses de vida. No escorbuto infantil, ou doença de Barlow, os sintomas principais são hálito fétido, diarréia, dores nos ossos e hemorragias subperiósticas. O ser humano, ao contrário de outros vertebrados, que sintetizam o ácido ascórbico a partir da glicose, é incapaz de fazê-lo. A ingestão diária de pequenas quantidades de frutas cítricas (como limão, laranja, tomate e acerola) ou verduras e legumes, como o espinafre e o nabo, é suficiente para prevenir a carência.


Veja também: