Erwin Schrödinger - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Erwin Schrödinger


  Biografias

Homem de extraordinária versatilidade intelectual, o físico Erwin Schrödinger deixou contribuições importantes em praticamente todos os ramos da ciência e da filosofia. Compartilhou com o físico inglês Paul Dirac o Prêmio Nobel de física de 1933, por suas pesquisas sobre mecânica ondulatória aplicadas à elucidação da estrutura atômica.

Erwin Schrödinger nasceu em Viena em 12 de agosto de 1887. Graduou-se em 1910 pela Universidade de Viena e lá trabalhou até 1920. Depois foi para Zurique, onde ficou até 1927 e elaborou suas teorias mais importantes, nas quais já se achavam os fundamentos da mecânica quântica ondulatória. A partir de uma proposição formulada em 1924 por Louis de Broglie, segundo a qual as partículas da matéria têm natureza dual -- em algumas situações, atuam como ondas -- Schrödinger desenvolveu a teoria que demonstrava o comportamento desse sistema por meio da equação da propagação, ou equação da onda. As soluções da equação de Schrödinger são funções de onda que só podem estar relacionadas com a ocorrência provável de eventos físicos.

Em 1927, Schrödinger aceitou um convite para suceder a Max Planck, autor da teoria quântica, na Universidade de Berlim. Permaneceu no posto até 1933, mas deixou a Alemanha por repudiar a perseguição aos judeus. Viveu então na Áustria, Bélgica, Itália e finalmente, em 1940, instalou-se na Irlanda, onde dirigiu por 15 anos o Instituto de Estudos Avançados de Dublin. Nesse período dedicou-se a pesquisas físicas, filosóficas e sobre a história da ciência.
Numa tentativa de mostrar como a física quântica pode ser usada para explicar a estabilidade da estrutura genética, escreveu What is Life? (1944; O que é a vida?). Retornou à Áustria em 1956, como professor emérito da Universidade de Viena. Seu pensamento filosófico foi expresso no livro Meine Weltansicht (1961; Minha visão do mundo), no qual manifesta simpatia pelo misticismo do Vedanta, sistema filosófico indiano. Erwin Schrödinger morreu em Viena, em 4 de janeiro de 1961.

 


Veja também: