Ernst Haeckel - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Ernst Haeckel


  Biografias
Realizador de uma obra notável pela amplitude de temas tratados e pela profundidade da pesquisa, o médico e zoólogo alemão Ernst Haeckel formulou hipóteses polêmicas sobre a teoria evolucionista de Charles Darwin.
Ernst Heinrich Philipp August Haeckel nasceu em Potsdam, Prússia, em 16 de fevereiro de 1834. Formou-se em medicina pela Universidade de Berlim em 1857, apesar de manifestar interesse pela zoologia. Partidário do evolucionismo de Darwin, realizou trabalhos sobre a natureza dos organismos inferiores, protozoários e esponjas, além de estabelecer relações entre esses organismos e espécies superiores na classificação animal. O trabalho garantiu-lhe o cargo de professor de zoologia na Universidade de Jena, em 1862. Entre suas diversas obras científicas, destacam-se Generelle Morphologie der organismen (1866; Morfologia geral dos organismos) e Natürliche Schöpfungsgeschichte (1868; História natural da criação).
Haeckel tentou reconstituir o ciclo completo de evolução dos seres vivos desde os animais unicelulares até o homem. A partir desses estudos, enunciou sua lei biogenética fundamental, segundo a qual os seres vivos, ao longo do processo individual de desenvolvimento (ontogênese), recapitulam estágios do desenvolvimento da espécie (filogênese). Possuidor de sólida formação filosófica, buscou aplicar o evolucionismo de Darwin à religião e à filosofia. Na obra Die Welträtsel (1899; Os enigmas do universo) divulgou a teoria monista, que defende a união essencial da natureza orgânica e inorgânica e a tese de que espírito e matéria são aspectos diferentes da mesma substância. Haeckel morreu em Jena, Alemanha, em 9 de agosto de 1919.

Veja também: