Epicteto - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Epicteto


  Biografias

A conotação espiritual e religiosa dos ensinamentos de Epicteto explica sua forte influência sobre os primeiros pensadores cristãos.

Epicteto nasceu provavelmente em Hierápolis, localidade da Frígia, na Anatólia, por volta do ano 55. Seu nome, que significa "adquirido", se deve ao fato de ter sido escravo em Roma durante a infância e a adolescência. Libertado mais tarde, aderiu à filosofia estóica e formou, com Sêneca e Marco Aurélio, a tríade de nomes mais conhecidos da segunda fase do estoicismo. No ano 90, Epicteto foi expulso de Roma com outros filósofos, por ordem do imperador Domiciano, como reação à postura estóica, contrária à tirania. Mudou-se então para Nicópolis, em Épiro.

Epicteto não deixou escritos. Os ensinamentos que transmitiu em vida foram recolhidos por seu discípulo Flávio Arriano nos Discursos de Epicteto e os aforismos e ensinamentos éticos, no Enquiridion ou Manual. A verdadeira educação consiste para ele em reconhecer que somente uma coisa pertence cabalmente ao indivíduo: sua vontade, que não pode ser constrangida ou limitada por nenhum poder humano, pois é concedida pela divindade. Epicteto morreu por volta de 135, em Nicópolis.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados