Enrico Ferri - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Enrico Ferri


  Biografias
A sociologia criminal, apontada como criação de Enrico Ferri, considera a delinqüência como conseqüência de fatores antropológicos e sociais. O objeto último das leis penais seria portanto prevenir a criminalidade e não somente castigá-la.
Enrico Ferri nasceu em San Benedetto Po, Itália, em 25 de fevereiro de 1856. Formou-se em direito na Universidade de Bolonha em 1877 e publicou a tese sobre L"imputabilità umana e la negazione del libero arbitrio (1879; A imputabilidade humana e a negação do livre arbítrio). Ao negar o livre arbítrio e sua conseqüência, a responsabilidade moral, Ferri deslocou o problema do crime para o estudo do criminoso. Definiu crime como fenômeno originado por fatores antropológicos e sociais, donde ser injusto considerar o delinqüente como o único responsável. Em 1881 publicou Sociologia criminale, em que aplica a filosofia positivista ao campo da criminologia.
Catedrático de direito penal, reeleito deputado sucessivas vezes desde 1886, Ferri dirigiu o jornal socialista Avanti! de 1900 a 1905. Em 1921 publicou o Progetto di codice penale italiano, que influenciou sensivelmente a legislação penal brasileira. Morreu em Roma, em 12 de abril de 1929.
o

Veja também: