Enrico Fermi - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Enrico Fermi


  Biografias
Um dos pioneiros da era atômica, Fermi produziu em 1942 a primeira reação nuclear em cadeia. Em sua homenagem foram designados o férmio, elemento químico descoberto em 1952 após uma explosão nuclear no Pacífico, e a partícula subatômica férmion.
Enrico Fermi nasceu em Roma em 29 de setembro de 1901. Doutorou-se em física na Universidade de Pisa com uma tese sobre os raios X e em seguida estagiou em Göttingen, atraído pelas pesquisas de Max Born sobre física quântica e fenômenos atômicos. Em 1926, de volta a Roma, criou com Paul Dirac a teoria estatística, que permite descrever e determinar com precisão o comportamento dos sistemas de elétrons sujeitos ao princípio da exclusão de Wolfgang Pauli. Em 1934 demonstrou que todo bombardeio de uma substância por nêutrons leva à ocorrência de transformações nucleares. Juntamente com seus discípulos Edoardo Amaldi, Bruno Pontecorvo, Franco Rasetti e Emilio Segrè, descobriu e estudou as propriedades dos nêutrons lentos.
Em 1938 Fermi recebeu o Prêmio Nobel por sua contribuição à física e, particularmente, pela demonstração da existência de novos elementos radioativos, obtidos mediante a difusão de nêutrons, e pela descoberta de reações nucleares provocadas pelos nêutrons lentos. No mesmo ano, Fermi deixou a Itália fascista de Mussolini para refugiar-se com a família nos Estados Unidos, onde se tornou professor de física na Universidade de Colúmbia, em Nova York. Professor da Universidade de Chicago a partir de 1942, colaborou, a convite do governo americano, no projeto Manhattan, que produziu a primeira bomba atômica. Foi então que produziu, pela primeira vez, uma reação nuclear em cadeia, que controlou por meio da absorção em blocos de carvão empilhados (pilha atômica), um dos grandes marcos da era nuclear.
Depois da segunda guerra mundial, naturalizado americano, realizou importantes pesquisas sobre as propriedades das partículas elementares de grande energia. Foi o primeiro cientista a ser agraciado com o prêmio concebido pela Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos. Suas obras completas foram publicadas em 1962 pela Accademia Nazionale dei Lincei e pela University of Chicago Press. Fermi morreu em Chicago, em 28 de novembro de 1954.

Veja também: