Emílio Goeldi - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Emílio Goeldi


  Biografias

A formação científica do naturalista suíço Emílio Goeldi encontrou no Brasil vasto campo de exercício. Seus estudos atraíram a atenção do mundo para a fauna brasileira.

Emílio Augusto Goeldi nasceu em Ennetbuhl, Suíça, em 1859. Formou-se em zoologia no país natal, onde defendeu tese sobre osteologia e anatomia dos peixes. Vindo para o Brasil, ocupou o cargo de subdiretor da seção de zoologia do Museu Nacional do Rio de Janeiro, de 1885 a 1890. De 1890 a 1894 morou na Colônia Alpina da Serra dos Órgãos (Teresópolis RJ), onde concluiu as obras Os mamíferos do Brasil (1893) e As aves do Brasil (1894).

Em meados de 1894 transferiu-se para o Pará, e logo criou e passou a dirigir o Museu Paraense. Escreveu nesse período numerosos trabalhos de zoologia sistemática, biologia e zoogeografia, que condensavam seus estudos sobre a fauna da região amazônica. Goeldi contratou especialistas estrangeiros como Jacques Hüber, Emilie Snethlage e Adolpho Duke, cuja produção científica projetou internacionalmente o museu, que hoje chama-se Museu Paraense Emílio Goeldi. Morreu em Berna, Suíça, em 1917.


Veja também: