Emil von Behring - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Emil von Behring


  Biografias

Fundador da imunologia como ciência, Behring foi o primeiro biólogo a usar a palavra toxina. Suas descobertas, como a do soro antidiftérico, levaram a novos tratamentos de muitas doenças da infância.

Emil Adolph von Behring nasceu em 15 de março de 1854 em Hansdorf, na Prússia. Formou-se em medicina em Berlim, e trabalhou 11 anos como cirurgião militar. Em 1889 tornou-se assistente do médico e bacteriologista alemão Robert Koch, na Universidade de Berlim. Trabalhou também com o bacteriologista japonês Shibasaburo Kitasato e demonstrou a possibilidade de se imunizar um animal contra o tétano, injetando-lhe soro sangüíneo de outro animal já infectado. Utilizou o mesmo método no tratamento dos casos de difteria, obtendo pleno êxito.

Estendeu a teoria de Pasteur, dos "vírus atenuados", ao campo das toxinas e antitoxinas, o que permitiu induzir o grau de imunização, mesmo após o início da doença. Colocada no mercado em 1892, a antitoxina diftérica tornou-se rotina no tratamento da doença. Behring desenvolveu também um tipo de vacina contra a tuberculose bovina.

Professor em Halle e depois em Marburg, depois de deixar o ensino dedicou-se à produção de vacinas nas indústrias Höchst. Ganhador do Prêmio Nobel de medicina em 1901, Behring faleceu a 31 de março de 1917 em Marburg.


Veja também: