Emil Fischer - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Emil Fischer


  Biografias
A importância do alemão Emil Fischer no campo da química orgânica deve-se essencialmente a seus estudos sobre a composição e natureza dos açúcares e a seus ensaios a respeito das substâncias corantes.
Emil Hermann Fischer nasceu em Euskirchen em 9 de outubro de 1852. Educado em Bonn e Estrasburgo, descobriu ainda estudante os principais derivados orgânicos da hidrazina e estabeleceu sua relação com os compostos diazo. Por volta de 1881, fez importantes pesquisas sobre as propriedades do açúcar e dos grupos químicos afins, demonstrando as relações existentes entre a cafeína, a teobromina, o ácido úrico e a purina.
Seus trabalhos sobre a composição e fabrico de substâncias corantes, sobretudo os derivados fenílicos do metano, e o prosseguimento de seus estudos sobre os açúcares, em que sintetizou a frutose, a glicose e outros tipos, além de proceder à identificação dos isômeros e estereoisômeros, contribuíram decisivamente para o progresso da indústria químico-farmacêutica. Para a determinação dos diversos isômeros do açúcar, Fischer usou como reativo a fenilidrazina, composto por ele descoberto.
Suas pesquisas deram grande incentivo ao desenvolvimento da quimioterapia. Muitos compostos orgânicos sintetizados por Fischer foram, mais tarde, utilizados como medicamentos. Sobressai entre estes o veronal, assim denominado em homenagem a Verona, cidade onde o cientista se encontrava quando recebeu a notícia dos bons resultados das experiências realizadas com o produto. Devem-se-lhe ainda importantes pesquisas sobre os polipeptídeos e as proteínas. Sua biografia, Aus meinen Leben (1922; Da minha vida), foi publicada três anos depois de sua morte, ocorrida em 15 de julho de 1919, em Berlim

Veja também: