Edwin Powell Hubble - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Edwin Powell Hubble


  Biografias
Nas pesquisas de Edwin Hubble, pioneiro da astronomia extragaláctica, se baseiam muitas das hipóteses modernas sobre a configuração do universo e sobre sua expansão.
Edwin Powell Hubble nasceu em Marshfield, Missouri, Estados Unidos, em 20 de novembro de 1889. Estudou matemática e astronomia, na Universidade de Chicago, e direito em Oxford. Depois de abandonar a advocacia, dedicou-se a pesquisas no Observatório de Yerkes e prestou serviço militar durante a primeira guerra mundial. Em 1919 passou a integrar a equipe do Observatório de Mount Wilson, em Washington.
Com a descoberta de uma cefeida (estrela de luminosidade variável), em 1923, Hubble provou a existência de nebulosas extragalácticas, constituídas de sistemas estelares independentes. Pela observação das cefeidas, determinou a distância entre várias galáxias, análogas à Via Láctea. Em 1929, confirmou a teoria da expansão do universo e anunciou que a velocidade de uma nebulosa em relação a outra é proporcional à distância entre elas. A relação entre essas grandezas é chamada de constante de Hubble.
As descobertas de Hubble revolucionaram os conceitos da época, que supunham um universo estático e restrito aos limites da Via Láctea. Escreveu The Realm of Nebulae (1937; O reino das nebulosas) e morreu em San Marino, Califórnia, em 28 de setembro de 1953. Seu nome foi dado ao primeiro telescópio espacial, posto em órbita em 1990 para estudar o espaço sem as distorções causadas pela atmosfera.

Veja também: