Edward Jenner - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Edward Jenner


  Biografias

Graças a sua experiência de médico rural e ao interesse pela zoologia e demais ciências naturais, Jenner chegou à descoberta da vacina antivariólica.

Edward Jenner nasceu em Berkeley, Gloucestershire, Inglaterra, em 17 de maio de 1749. Estudou medicina em Londres, onde foi aluno do célebre cirurgião John Hunter. A amizade entre ambos prolongou-se até a morte de Hunter em 1793, e exerceu grande influência na vida de Jenner. Depois de formar-se em medicina, Jenner voltou a Berkeley, onde passou a clinicar. Dedicou-se também a outras atividades científicas, como a zoologia, ornitologia e geologia, e escreveu ensaios e poemas.

Na época, a única maneira de combater a varíola, doença cujos surtos periódicos matavam ou desfiguravam grande número de pessoas, era a inoculação, procedimento que consistia em tomar material infectado de um doente brando e contagiar deliberadamente o paciente que se pretendia proteger. Essa técnica apresentava sérios inconvenientes. Nada garantia que um paciente inoculado numa ocasião estivesse imunizado contra um surto posterior da doença, e o material colhido de um paciente brando podia causar em outro um quadro extremamente grave.

Jenner observou que as pessoas afetadas pela doença conhecida como varíola bovina (cowpox) não contraíam a varíola (smallpox). Em 1796 inoculou um menino de oito anos com material extraído da lesão de uma jovem doente de varíola bovina. O menino, que apresentou febre leve e lesões sem gravidade, recuperou-se e dias depois foi inoculado com material de um doente de varíola, sem desenvolver nenhum sintoma.

Jenner comunicou sua descoberta à Royal Society de Londres, que a recebeu com indiferença. Em 1798 divulgou os resultados de sua pesquisa em An Inquiry into the Causes and Effects of the Variolae Vaccinae, a Disease Known by the Name of Cowpox (Pesquisa sobre causas e efeitos das varíolas bovinas, conhecidas pelo nome de cowpox). A técnica de imunização descoberta por Jenner mostrou-se eficaz e divulgou-se rapidamente na Europa, na América depois no resto do mundo. Edward Jenner morreu na cidade natal em 26 de janeiro de 1823.


Veja também: