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Educação Ambiental e Cultura


  Meio Ambiente

As sociedades humanas diferem amplamente entre si em termos de cultura, qualidade de vida e condiþ§es ambientais e na percepþÒo do significado dessas diferenþas. Viver de forma sustentßvel depende da aceitaþÒo do dever da busca de harmonia com as outras pessoas com o seu meio. ╔ comum perceber o nÒo entendimento de que o meio ambiente nÒo Ú apenas fauna e flora, e que os seres humanos tambÚm fazem parte da natureza que Ú formada tambÚm pela cultura humana. A diversidade seja ela cultural ou natural ainda Ú a maior expressÒo da EducaþÒo Ambiental.

Diante disso Ú importante ressaltar que uma aþÒo educativa, por melhor que possa parecer, nunca Ú vßlida para tudo e todos. A EducaþÒo Ambiental busca provocar a mudanþa de comportamento e atitudes diante do meio ambiente, de forma a possibilitar a melhoria de qualidade de vida. E quanto mais conhecermos a natureza e suas relaþ§es com os grupos, mais teremos chances de encontrar formas de orientar a melhor utilizaþÒo dos recursos disponÝveis.

Antes de iniciar um projeto sobre so racional de ßgua nas escolas em que participei, por exemplo, fizemos uma pesquisa de campo junto Ó comunidade escolar que revelou que a maioria das pessoas afirmava ter consciÛncia de que a ßgua Ú um recurso importante e precisava ser usada com cuidado. Mas entendemos que essa afirmaþÒo, da importÔncia da ßgua, usada isoladamente, parecia nÒo ter a relevÔncia merecida.

A maioria das pessoas sabia citar uma ou outra forma de usar a ßgua com cuidado e vßrias formas de economia dentro da pr¾pria casa, mas nÒo faziam o mesmo na escola porque lß nÒo pagavam pela ßgua. O desafio, nesse caso, foi descobrir e utilizar uma linguagem que desvinculasse o valor monetßrio da ßgua com seu valor como bem comum, como recurso natural finito.

A abordagem, que no final deu certo, foi para a importÔncia da utilizaþÒo racional da ßgua potßvel e manutenþÒo dos equipamentos hidrßulicos e nÒo para a "economia" da ßgua, que pelo hist¾rico cultural coletado soaria como economizar o dinheiro da escola. Quando entenderam que falßvamos do recurso natural escasso ┴GUA POT┴VEL, vßrias outras iniciativas surgiram junto Ós propostas jß estabelecidas pelo projeto.

Com isso volto ao inÝcio desse post, "as sociedades humanas diferem amplamente entre si e viver de forma sustentßvel depende da aceitaþÒo do dever da busca de harmonia com as outras pessoas com o seu meio". Ou seja, respeitar a cultura e adequar a linguagem com a qual nos comunicamos com esses grupos quando queremos falar sobre educaþÒo ambiental de forma contemporÔnea faz toda diferenþa no resultado que pretendemos alcanþar.


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