Edmund Husserl - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Edmund Husserl


  Biografias
O filósofo alemão Edmund Husserl foi o criador da fenomenologia, sistema que pretende conferir à filosofia o caráter de disciplina científica que toma por objeto o fenômeno tal como aparece na consciência.
Husserl nasceu em Prossnitz, Morávia (então parte do império austro-húngaro), em 8 de abril de 1859. Filho de abastada família judia, estudou física, matemática, astronomia e filosofia nas universidades de Leipzig, Berlim e Viena. Foi aluno de Franz Brentano, um dos renovadores do pensamento aristotélico em seus elementos essenciais, que influenciou fortemente sua formação filosófica. Lecionou nas universidades de Halle e Göttingen até 1916.
Durante esses anos, Husserl, cujos primeiros trabalhos foram sobre teoria matemática, produziu suas duas obras capitais: Logische Untersuchungen (1900-1901; Pesquisas lógicas) e Ideen zu einer reinen Phänomenologie (1913; Idéias relativas a uma fenomenologia pura). Nelas, propõe um método baseado na "redução fenomenológica" que, por meio da análise de como o entendimento intervém no conhecimento das realidades da experiência, permitiria definir o campo da conciência interior e chegar assim aos próprios fenômenos na forma como se apresentam a essa consciência, isto é, atingir a essência real das coisas. Em sua aplicação prática, esse método consiste numa descrição da gênese dos conceitos, o que possibilita delimitar os elementos objetivos e subjetivos que intervêm no ato de conhecer. Isso supõe a recusa do mero psicologismo e uma tentativa de resolver a clássica oposição entre racionalismo e empirismo.
A partir de 1916, Husserl foi professor titular da Universidade de Freiburg até 1928, quando se aposentou. Seus trabalhos posteriores, como Formale und transzendentale Logik: Versuch einer kritik der logischen Vernunft (1929; Lógica formal transcendental), enfatizam o conceito da fenomenologia como método de filosofia transcendental aplicável a toda experiência humana. Husserl morreu em Freiburg em 27 de abril de 1938. Seu método exerceu grande influência tanto sobre a filosofia como sobre as ciências sociais.

Veja também: